quarta-feira, 14 de abril de 2010

I Mostra Cinema Escritas Femininas

a mostra acontece em Itajaí nos dias 13, 20 e 27 de abril de 2010, nas terças-feiras às 19:00 horas é uma ação paralela à Exposição Escritas Femininas: dos Bordados às Agendas da artista Cláudia Regina Telles, que está disponível a visitação até 29 de abril no Hall da Biblioteca das 08:00 às 22:00 horas.



A I Mostra Cinema Escritas Femininas, exibirá gratuitamente, filmes que contam histórias de mulheres/escritoras, de como a escrita acontece em suas as e como as transforma construindo um fragmento da história da mulher na literatura.



A Mostra exibe no dia 20 de abril o filme Miss Potter, escritora e ilustradora de livros infantis do Sec. XX, em homenagem ao dia do Livro Infantil celebrado em 18 de abril



sobre Helen Beatrix Potter – a Miss Potter

Helen Beatrix Potter, escritora e ilustradora britânica, foi um verdadeiro fenônemo da literatura no início do século XX, criou uma série de livros e personagens infantis que são amados até os dias atuais, além de serem adaptados para outras mídias.



Nascida em 1866, em Londres, Bea (para os íntimos) era uma garota atenta a todos os detalhes, e gostava de observar principalmente os animais. Começou a desenhar com 9 anos de idade, e escreveu histórias infantis de personagens animais, como o coelho Peter Rabbit.



Apesar do sucesso de seu trabalho, ela sempre manteve sua vida pessoal em segredo, o que não quer dizer que sua a história de Helen Beatrix Potter, não tenha sido fantástica quanto seu próprio trabalho.
A escritora viveu/teve uma história de vida, ora alegre, ora triste, como a de qualquer um de nós, mas sempre pincelada por singeleza e ternura.



O filme conta como Beatrix Potter lutava contra a sociedade da época, primeiro por não querer se casar, segundo por querer ser escritora e ilustradora. Com uma série de 23 livros infantis, Beatrix se tornou uma das autoras mais bem-sucedidas da história da literatura.



Além de ter escrito histórias, Beatrix foi uma das primeiras ambientalistas de que se tem notícia. Até o fim da vida, ela conseguiu comprar, e demarcar como zona de preservação, um área de 1.600 hectares – e isso no início do século XX.
Quanto a seu personagem mais conhecido, o livro “The Tale of Peter Rabbit” nasce em uma carta escrita em 1893 para uma criança que estava doente:
“Meu querido Noel, não sei o que escrever para você, de maneira que vou lhe contar a história de quatro coelhiinhos…”

Nasce aí uma fantástica aventura, que começa com a história pessoal de Beatrix Potter, e que perdura até hoje, com histórias e desenhos que encantam gerações.

SERVIÇO
O que? Filme “MISS POTTER” na I Mostra de Cinema Escritas Femininas
Programação da Exposição Escritas femininas: dos bordados às agendas
Disponível até 29/04/2010 no Hall da Biblioteca Central Comunitária
Quem? Artista Cláudia Regina Telles
Apoio - Setor Arte e UNIVALI/Itajaí e Cine Clube Cine Arte Poesia no Olhar
Apoio cultural - VIDEOTECA - vídeo locadora/Angeloní

Onde? Sala Multiuso 2º piso da Biblioteca Central Comunitária
Exposição no Espaço Cultural da UNIVALI (Rua Uruguai, 458 Itajaí)
Quando? dia 20 de abril de 2010 - às 19:00 horas
entrada gratuita

Sobre a exposição

“Escritas Femininas: dos bordados às agendas”
da artista Cláudia Regina Telles

a abertura aconteceu dia 06 de abril, às 18:30 horas e está disponível à
visitação de 07 a 29 de abril de 2010 – das 08:00 às 22:00 horas
no Hall da Biblioteca Central Comunitária, Setor Arte e Cultura da UNIVALI

Histórico da exposição:
“Escritas Femininas: dos bordados às agendas” foram expostas pela primeira vez no Projeto do SESC, Pretexto Pintura de 2007, com curadoria de Fernando Lindote. Os trabalhos marcaram a estréia da artista na cena das Artes Visuais, como também o nascimento da poética visual, que desenvolve, a construção das obras a partir da palavra e o uso das lupas, com elemento mediador da relação obra/apreciador.

Exposição Pretexto SESC/ITAJAÍ
Galeria da Fundação Baln. Camboriú
Curadoria Fernando Lindote

Exposição Escritas Femininas
18 a 23 de dezembro de 2009
Espaço SESC de Arte Contemporânea de Itajaí

Exposição durante o MULHER EM FOCO
08 a 12 de março de 2010
hall do Angeloni


Escritas Femininas: dos bordados às agendas
A exposição reúne séries de textos apresentados enquanto artes visuais, pois investiga os referenciais iconográficos do universo feminino através da escrita-desenho, escrituras que fazem as vezes de linha, de traço, com os quais constroem seus desenhos.

As imagens de Escritas Femininas, são reminiscências dos bordados, das escrituras das rebeldes escritoras do passado, das memórias, dos poemas das páginas do diário, dos rabiscos nas folhas em branco de caderno e até das agendas do hoje, dos scraps books, seus adornos e depoimentos. Todas, Escritas Femininas, tramadas num tempo, num espaço de silêncio, de reflexão, de simbolização expressas no cotidiano de ser mulher. O tempo que costura com os fios de memória, alinhava as palavras, as cores como se fossem retalhos/fragmentos a compor imagens no cru tecido da vida.
Imagens que surgem da intenção, do pensar, do sentir o tempo da mulher, seus movimentos, sua obscuridade, suas contradições e seus ciclos... e estabelece um elo, uma cumplicidade através do rito da escritura e da expressão através das gerações, dos paradigmas, dos universos tão díspares e tão unidos pela condição, pela natureza.
O universo da imagem e da palavra sugerem pontes e criam representações através do imaginário da artista...
A poesia visual contempla a plasticidade inerente à escrita, aspecto estético intrínseco aos significantes , para o texto ir além do caráter discursivo, sequencial e linear. O percurso da lupa/olhar sobre a superfície dos desenhos torna-se elemento musical e plástico, pois inclui as sensações vividas num contexto, em que o apreciador faz a leitura da obra de arte.
Na literatura, o desafio é capturar através da palavra a imagem que o tempo consome e gravá-la no espaço; o desafio da pintura, é tirá-la do espaço que a imobiliza, coisifica, integrá-la no movimento sugerido nas pinceladas e cores e incluí-la no tempo.
As Escritas Femininas brincam com estes significados estéticos e filosóficos na busca de dar movimento à imagem, corpo às palavras e experimentação ao apreciador.

Sobre a artista

Cláudia Regina Telles, multiartista, natural de Luis Alves/SC, pesquisa diversas linguagem artísticas, graduada em LetraS pela UNIVALI, cursou Artes Cênicas na UDESC. Depois de andanças na busca de conhecimento, reside em Itajaí há 4 anos, onde atua como arte educadora, educadora popular, contadora de histórias, performer, artista visual.
SERVIÇO
O que? Exposição Escritas femininas: dos bordados às agendas
Quem? Artista Cláudia Regina Telles e Setor Arte e UNIVALI/Itajaí
Onde? Hall da Biblioteca Central Comunitária
Espaço Cultural da UNIVALI (Rua Uruguai, 458 Itajaí)
Quando? disponível à visitação 06 a 29 de abril de 2010 – das 08:00 às 22:00 horas

Confira outros trabalhos da artista através do Orkut Ateliê Clara Lua Cheia
e/ou no blog - www.cláudiareginatelles.blospot.com

Cláudia Regina Telles/Ateliê Clara Lua Cheia
(47) 91594220/claraluacheia@yahoo.com.br
Blog http://www.escritasfemininas.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário